Disponibilizando cada vem mais precisão e qualidade nos exames de imagem no mundo da medicina veterinária, o raio-X digital em cães e gatos é uma ferramenta inovadora para melhorar o processo de diagnóstico em animais de pequeno e grande porte – facilitando a identificação de patologias das mais diversas e, com isso, o seu tratamento.

Destacando qualidades essenciais no que se refere ao bem-estar dos animais – como a exclusão de um procedimento invasivo e desconfortável para a investigação de possíveis doenças que acometam os pets – o raio-X digital em cães e gatos consiste em um processo rápido e indolor; capaz de avaliar a anatomia e o funcionamento do organismo animal de maneira ampla.

 

 

Levando em conta o fato de que, por mais adestrado e esperto que seja um cão ou gato, ele não terá a capacidade de comunicar ao seu dono ou ao seu médico o que lhe causa dor ou desconforto, este exame de imagem veterinário possui muitas aplicações e destaca alguns benefícios em relação a outros. Levando em conta a sua forma não-invasiva de realização e a rapidez na leitura de seus resultados, tal exame facilita a descoberta de doenças e problemas diversos de maneira rápida e eficiente como, por exemplo, a pesquisa de materiais indevidos que o animal possa ter ingerido ou que estejam afetando a saúde dos bichinhos de estimação.

Similar aos modelos e formatos do maquinário de exames de imagem usados no mundo da medicina humana, o equipamento de raio-X digital para cachorros e gatos possibilita realizar exames em consultórios, clínicas e hospitais, assim como à campo, atendendo desde pequenos animais como cães e gatos como, também, animais silvestres e de grande porte, como os equinos, com a mesma qualidade.

Contando com cada vez mais avanços tecnológicos que podem facilitar os diagnósticos e tratamentos dos bichinhos de estimação tão queridos por seus donos, o mundo da medicina veterinária e dos exames de imagem em animais caminha a passos largos em direção ao sucesso – oferecendo formas cada vez mais práticas e eficientes para promover o bem-estar e dar qualidade de vida para cães e gatos, entre outros animais.

Confira, a seguir, um pouco mais sobre o universo dos exames de imagem veterinários e do raio-X em cães e gatos, entendendo melhor seu funcionamento e a grande ajuda que proporciona para os profissionais da medicina veterinária:

O exame radiográfico em cães e gatos

Conforme citado anteriormente, uma das principais vantagens do exame de raio-X é o fato de não ser invasivo para os cães e gatos. Em contrapartida, em determinados casos – como nas ocorrências de fraturas e grandes lesões nos pets – o posicionamento preciso exigido para a eficácia do exame de imagem pode causar algum desconforto para o animal (em função da dor, por exemplo), sendo que isso pode ser facilmente resolvido por meio de anestesias ou da sedação do animal na maioria dos casos.

Realizada em uma fração de segundo, a radiografia digital em pets é um processo absolutamente rápido, preciso e indolor para os animais – que ainda podem contar com o conforto e a segurança de ter seus donos junto à eles na hora da sua realização; exigindo, apenas, que os proprietários estejam trajando as roupas adequadas para a sua proteção radiológica, como os coletes de chumbo.

Em grande parte das vezes, 20 minutos já são o suficiente para que todas as imagens digitais do animal examinado sejam feitas – permitindo que o pet passe pelo processo de forma tranqüila com o simples acompanhamento de seu dono ou com a administração de algum tipo de sedativo (nos casos em que há dor ou desconforto).

Embora muitos possam crer que as radiografias tidas como ‘tradicionais’ são o mesmo que o raio-X digital, este pensamento é equivocado – já que, atualmente, as radiografias digitais destacam algumas vantagens importantes sobre as mais antigas (método analógico); proporcionando imagens mais detalhadas e de melhor qualidade, além de resultados mais rápidos dos exames pelo fato de não haver a necessidade da revelação química das películas.